Data: 30-04-2014

De: Paulino ICRP.

Assunto: Aos Duvidosos sobre o Evangelho 13 de João.

Eu não quero fazer apologia aos Lideres Religiosos, muito menos as Denominações que Presidem. Quero apena que os que tem Dúvida sobre O Evangelho de Jesus Cristo, ensinado por "ELE" Mesmo dando o Exemplo. Nos não temos tal costumes nem a Igreja de Cristo, Ainda que um Anjo, venha pregar outro evangelho que não seja o de Jesus Cristo que seja Anátema (Maldito) Gálatas 1 verso 06 a 12, Apenas para que ninguém blasfeme contra Jesus Cristo e seus ensinos que é para nossa Salvação, leiam o teor do 13 de João minunciosamente relacionado pelo Pastor Antonio Carlos da Visão Missionaria esclarece tudo.

Ato de Humildade ou Lava-pés: O que diz a Bíblia?
Imprimir E-mail
Detalhes Categoria: MensagensAcessos: 424
O Lava-pés é mencionado na Bíblia Sagrada desde Gênesis. Era um ato de hospitalidade e respeito ao viajante que vinha cansado ou a um amigo que chegava. Para os hebreus, fazia parte das boas vindas.


Gen 18.4-5 Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore; E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste.
Gen 19.2 E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite.
Gen 24.32 Então veio aquele homem à casa, e desataram os camelos, e deram palha e pasto aos camelos, e água para lavar os pés dele, e os pés dos homens que estavam com ele.
Gen 43.24 Depois levou os homens à casa de José, e deu-lhes água, e lavaram os seus pés; também deu pasto aos seus jumentos.

Como já vimos nas passagens acima, o ato de ceder água para lavar os pés ou mesmo lhes lavar os pés fazia parte da hospitalidade tão respeitada pelo povo hebreu. Não obstante isso, o lava-pés está também relacionado com a santificação, no tocante as cerimônias do culto no tabernáculo como podemos ver a seguir:

Ex 30.17-21 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar; e a porás entre a tenda da congregação e o altar; e nela deitarás água. E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés. Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao SENHOR. Lavarão, pois, as suas mãos e os seus pés, para que não morram; e isto lhes será por estatuto perpétuo a ele e à sua descendência nas suas gerações.

As figuras do Antigo Testamento que apontam para o Novo Testamento no sangue de Jesus Cristo são tremendas. Aqui, o lavar as mãos e os pés estava explícito a santificação, a pureza para entrar no santuário. Por isto quando Jesus foi lavar os pés aos discípulos depois de ter dito a Pedro: "Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo." [Jo 13.8-9]. Ora quando Jesus diz: "Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés", Ele claramente diz que está limpo pela palavra que Ele tem ensinado. "Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado." [Jo 15.3 ]. Isto é, a santificação já existe pela Palavra da Verdade, estes de acordo com Jesus necessitam apenas de lavar os pés, como uma obra de humildade conforme veremos ao chegar no texto chave que está em João 13.

Jz 19.21 E levou-o à sua casa, e deu pasto aos jumentos; e, lavando-se os pés, comeram e beberam.

O ato em si de lavar os pés, era reconhecido como hospitalidade, mas realizado pelos servos da casa. Enquanto o senhor da casa recepcionava o viajante o servo realizava tal tarefa, por isso quando o rei Davi manda chamar Abigail para ser sua esposa ela faz o seguinte comentário: "Então ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos criados de meu senhor." [I Sm 25.41]

No Novo Testamento vamos perceber a mulher que reconhecendo sua necessidade e sua condição de pecadora apressa-se a lavar os pés de Jesus com suas lágrimas e a enxugar-lhe com os seus próprios cabelos, tomando como atitude a de serva, escrava, porque bem conhecia ela os costumes do seu povo.

Lc 7.38 E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento.

E Jesus lançou em rosto do fariseu chamado Simão o fato de Ele não ter praticado a hospitalidade comum naquele tempo quando disse:

Lc 7.44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.

Jo 12.3 Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento

Jo 13.1-20ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou as vestimentas de cima, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes. Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar. Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Na verdade, na verdade vos digo: Se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.

ANALISANDO O TEXTO POR PARTES

"Levantou-se da ceia, tirou as vestimentas de cima". Este gesto de Jesus não se trata de um simples cuidado para melhor exercer a tarefa. Mas nos deixa a mensagem de que o "tirar a vestimenta de cima" é nos despojar de toda vaidade espiritual, um dos grandes males de homens que hoje se dizem de Deus mas que não se despiram de suas vaidades espirituais, achando que são o máximo, julgando a si mesmos como grandes, como aqueles que tudo podem por si mesmos. Despir-se das suas vestimentas é tirar de sobre si o ego humano, a soberba, a auto suficiência e ter uma dependência humilde de Deus.

"deitou água numa bacia". Lembram da bacia de bronze entre a tenda da congregação e o altar em Êxodo 30? Agora Jesus toma um hábito conhecido entre o povo hebreu e tomando a bacia com água vai lavar os pés aos discípulos. Por conhecer tal atitude de hospitalidade e quem é que a exercia, quando Jesus chega a Pedro este lhe diz:"Senhor, tu lavas-me os pés a mim? " Pedro estava perplexo com o gesto de Jesus.

"O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois." Na realidade a compreensão de tal ato só viria depois. Até o dia de hoje ainda há homens e mulheres de Deus que não compreenderam tal ato.

"Nunca me lavarás os pés." Pedro respondeu indignado por aquele gesto tão "baixo", tão humilde em se tratando da pessoa que estava a fazer. Porque ele bem conhecia quem era Jesus.

"Se eu te não lavar, não tens parte comigo." Disse Jesus. Pedro com sua personalidade forte mas cheio de amor, quando percebeu que se tratava de ter parte com o Mestre, logo diz:

"Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça." Em se tratando de ter parte com Jesus somente no lavar os pés imagina então como seria se ele me desse um banho completo. Com certeza foi o que Pedro pensou; daí a resposta de Jesus:

"Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo." Jesus está se referindo a limpeza espiritual daquele que conhece a Sua Palavra e a pratica. Daquele que nasceu de novo da água e do espírito. "Vós estais limpos pela palavra que Eu vos tenho falado" [Jo 15.3]

"não necessita de lavar senão os pés" É o que basta, por isto Jesus assim ordenou. Porque na realidade o que Ele queria é que houvesse obra de humildade em nós.

"Ora vós estais limpos, mas não todos." A Bíblia é clara quando diz que Jesus disse isto porque bem sabia quem era o traidor. Há algumas pessoas que argumentam de que nem todos que lavam os pés são humildes e é verdade, mas isto não anula o ato instituído por Jesus. É o mesmo que dizer que muitos que são batizados não são salvos, o que é verdade e com isto deixaremos de realizar o batismo? Uma coisa não invalida a outra. E o importante é que mesmo Jesus sabendo que um dentre eles era o traidor não deixou de lhe lavar os pés.

"Compreendeis o que eu vos fiz?" Jesus fez esta pergunta e nem sequer esperou resposta, porque com certeza não a teria pois eles até então não tinham compreendido nada. Muitos até o dia de hoje não compreenderam e o que é pior por não entenderem até escarnecem.

"Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou." O fato de Jesus ter lavado os pés aos discípulos, não abolia em nada o que Ele realmente era e é.

"Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros." Primeira investida de Jesus em sua ordenança, onde Ele se coloca a si mesmo, não obstante o seu senhorio, como espelho para aquilo que Ele quer que nós façamos.

"Porque eu vos dei o exemplo," Quer nos parecer que após Jesus ter dito "vos deveis lavar os pés uns aos outros" alguém dentre os discípulos pensou: "Por que?" E Ele logo responde, por ser Deus onisciente; "Porque eu vos dei o exemplo." O exemplo veio dEle, Ele fez e mandou que fizéssemos.

"para que, como eu vos fiz, façais vós também." Segunda vez que Ele manda fazer.

"Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes." Terceira vez que ele manda. Se sabeis estas coisas (Agora Ele já havia ensinado) e manda praticar e ainda nos dá uma promessa, "bem aventurado sois", isto é, muito mais do que feliz vocês serão se praticardes. Sendo esta a terceira afirmação de Jesus Cristo estabelecendo nele próprio as três testemunhas exigidas pela lei para que algo fosse estabelecido.

Dt 19.15 Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato.

OUTRO PONTO ESCLARECEDOR

Na igreja primitiva havia um compromisso de ajuda as mulheres viúvas. As arrecadações serviam entre outras coisas para ajudar ao órfão e as mulheres desamparadas. Hoje por ser uma tarefa em que os governos vem fazendo acabou beneficiando a igreja no tocante a estes gastos. Mas nós observamos que o apóstolo Paulo ao escrever ao jovem Timóteo, dando esclarecimentos acerca da sua conduta frente à igreja manda que ele escreva na igreja aquela mulher que fosse "verdadeiramente viúva". Por que verdadeiramente? Porque todas as mulheres que tivesse alguém da família, irmão, pai, mãe, tios, etc que pudesse ampará-la, estes deveriam fazê-lo para aliviar a igreja, mas na ora da inscrição eram verificados ainda alguns pré-requisitos, vejamos:

I Tm 5.10 Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.

Vimos aqui, seis condições para receber o benefício, onde uma delas é ter lavado os pés aos santos. Assim sendo, acreditamos profundamente que o Ato de Humildade ou Lava-pés é uma instituição bíblica a qual nos foi ensinada por Jesus e Ele mesmo nos deu o exemplo para que como Ele fez façamos nós também uns aos outros. Com certeza, seremos muito mais felizes se fizermos. Foi Ele quem disse. E eu creio nEle.
Pastor Antonio Carlos Presidente da Convenção da Visão Missionária Só Jesus Cristo Salva

https://congregacaocristaunida.blogspot.com.br/

https://igrejacristaremanescenteprimitiva.blogspot.com.br/

Email paulino_ccapostolica@hotmail.com

Novo comentário